A Comissão de Futsal da UEFA deliberou ontem por unanimidade entregar a Portugal e à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a organização da fase final do Europeu de 2007 nesta modalidade.

O campeonato vem mesmo a calhar para os amantes desta modalidade. Vitor Peralta, director da FPF e responsável pelo futsal em Portugal, diz ao JPN que “o futebol de salão está quase extinto e este campeonato vai dar um novo impulso a esta modalidade desportiva”.

A Federação já tinha concorrido em 2005, mas a República Checa levou a melhor. Vitor Peralta fala num acordo entre os dois países: “Portugal ajudava a República Checa em 2005, e os checos ajudavam na candidatura de 2007”. Assim aconteceu e nesta candidatura Portugal levou vantagem sobre a Holanda e a Bósnia, conseguindo a organização do capeonato aprovada por unanimidade.

“É uma grande honra para a FPF e ainda maior para o futsal”, explica o director da federação, que diz que a escolha da UEFA é “mais uma prova do prestígio e que confiança que a FPF goza junto das mais altas instâncias do futebol europeu e mundial”.

Os lugares onde se realizam os encontros desportivos foram uma das exigências da FPF à UEFA. A fase final do Europeu 2007 terá como palco dois pavilhões no Porto: Pavilhão Rosa Mota e Complexo Desportivo de Matosinhos e decorrá entre os dias 22 e 30 de Novembro de 2007.

A deliberação aguarda agora ser ratificada a 19 e 20 de Abril, quando o Comité Executivo do organismo que tutela o Futebol Europeu se reunir em Talin, na Estónia.

Agostinha Garcês de Almeida