Arranca hoje, sexta-feira, o Quarto Árbitro em versão radiofónica, depois do êxito do “blog” com o mesmo nome. O programa semanal antecipa a jornada futebolística, colocando frente a frente adeptos de diferentes equipas.

Nos cinco minutos de programa, há espaço para a “opinião e o palpite” por parte de duas personalidades por semana, curiosidades do mundo desportivo e para as colunas “Topo Norte” (um tema à discussão por semana) e “Olheiro”, que pretende identificar “um jovem desportista que possa vir a ter pertinência”, explica André Viana, um dos três “bloggers” e animadores do Quarto Árbitro.

No primeiro programa, o Quarto Árbitro antecipa o clássico da jornada com um professor portista do Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF) e um aluno sportinguista da Faculdade de Engenharia da UP.

Um “blog” de sucesso

O Quarto Árbitro surgiu em Outubro de 2003, ainda na plataforma Blogspot. Os autores sublinham que se trata de “um ‘blog’ de desporto”, mais do que futebolístico, “ao contrário do que prolifera na ‘blogosfera’”. Com a passagem para o servidor Icicom, do curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação, onde são alunos, os três “bloggers” privilegiaram a cobertura “o menos aleatória possível” dos eventos desportivos.

André Viana orgulha-se de o Quarto Árbitro conseguir, por vezes, ser mais rápido que os jornais online. Sem remunerações de quaisquer espécies, o que os motiva é um “compromisso mental”. “O mais importante é algum gozo pessoal e adquirir um background de rotinas”, explica o “blogger”.