A Alta-Autoridade para a Comunicação Social (AACS) vai ouvir os responsáveis das entidades que gerem o futebol em Portugal relativamente à compra da Lusomundo pela Controlinveste de Joaquim Oliveira. A AACS ouvirá ainda esta semana Francisco Cunha Leal, director executivo da Liga Portuguesa de Futebol. Gilberto Madail, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, vai elaborar um parecer sobre o negócio.

Artur Portela, em declarações ao jornal “Público”, justificou estas audiências pelo facto de se tratarem de “duas pessoas muito ligadas ao desporto e, mais concretamente ao futebol e que, pela sua experiência, interessa ouvir”.

A AACS deverá entregar um parecer vinculativo sobre a concentração das duas empresas à Autoridade da Concorrência no início de Abril. Porém, Artur Portela adianta que poderão ainda ser ouvidos jornalistas e entidades ligadas ao desporto, estando já marcada para 1 de Abril uma nova audiência ao presidente da Controlinveste, Joaquim Oliveira.

Depois de ter ouvido o presidente da Cofina, Paulo Fernandes, a Alta Autoridade irá receber hoje o presidente do grupo espanhol Prisa, Juan Luis Cébrian, que foi um dos maiores interessados na compra da Lusomundo.

A Lusomundo Média foi comprada pela Controlinveste por 300,4 milhões de euros. Com este negócio, o grupo de Joaquim Oliveira soma ao jornal “O Jogo” e ao canal de desporto Sport TV o controlo dos jornais “Diário de Notícias”, “Jornal de Notícias” e “24 Horas” e a rádio “TSF”.

Hugo Manuel Correia