A FNAC da Rua de Santa Catarina, no Porto, vai receber João Filipe Queiró, docente da Universidade de Coimbra, no âmbito das “Tardes da Matemática 2005”. “Onde fica o centro de Portugal?” é o tema abordado pelo professor, que tem levantado controvérsia.

Muitas campanhas eleitorais começaram no alto de um monte no concelho de Vila de Rei, baptizado como “o centro de Portugal”. Mas afinal que ponto é este? Como foi calculado? Em figuras regulares, como o quadrado ou o círculo, facilmente se calcula o centro. Mas uma figura irregular como Portugal, será que tem um centro? Se sim, como se determina por meio de operação matemática?

Na palestra, o professor vai tentar responder a esta e outras perguntas relacionadas. Durante cerca de uma hora, vão ser expostos temas de Matemática de forma acessível e agradável para um público que se pretende heterógeneo. No final, haverá espaço também para um debate e esclarecimento de dúvidas. A palestra realiza-se já no próximo sábado, pelas 15h00.

As “Tardes da Matemática” são uma iniciativa do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva, da Sociedade Portuguesa de Matemática e da Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto. Os encontros realizam-se nas cidades do Porto e Lisboa e chegam ao fim no próximo mês de Maio.

Agostinha Garcês de Almeida