O edifício da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (UP) abriu as portas à exposição “A Universidade e a Cidade – O Património Edificado da Universidade do Porto”. Até 1 de Maio, o mais antigo espaço da UP, conhecido por “edifício dos leões”, convida a cidade a percorrer a evolução histórica do património da universidade da cidade Invicta.

O percurso tem início na entrada da Praça Gomes Teixeira e termina na saída oposta do edifício, junto ao Jardim da Cordoaria. O trajecto percorre os espaços mais nobres da faculdade, os principais átrios e espaços museológicos. A exposição serve-se dos arquivos fotográficos e documentais de várias instituições, principalmente do “Jornal de Notícias” e do “Comércio do Porto”.

A mostra convida os visitantes a conhecerem a história e as características dos edificios ligados à institução. Faculdades, residências, cantinas, passando também pelo Hospital S.João e a Maternidade Júlio Dinis, todos estão incluidos no expólio em exibição. As fotografias dos edifícios estão acompanhadas de algumas edições dos jornais da época, o que permite a contextualização das obras e o papel que cada uma delas teve na evolução histórica do património da cidade. Uma exposição fundamental para perceber a evolução do tecido urbano da cidade do Porto.

A exposição é gratuita e está aberta ao público nos dias úteis da 10h00 às 20h00, e aos sábados das 10h00 às 13h00.

Agostinha Garcês de Almeida