Este ano nem todas as faculdades fecham para férias. Pela primeira vez, a Universidade do Porto (UP) organiza um programa especial de actividades de Verão destinado aos alunos dos 5º ao 11º anos de escolaridade de toda a região Norte. O programa chama-se Universidade Júnior (UJR) e procura sensibilizar os jovens pré-universitários para as Ciências, as Letras e as Artes.

O reitor da UP, José Novais Barbosa, e o vice-reitor responsável pela Interacção com a Comunidade, José Ferreira Gomes, apresentaram hoje, segunda-feira, na reitoria da universidade, os detalhes que envolvem o projecto. Para Ferreira Gomes, o objectivo é rentabilizar recursos, “pondo à disposição dos jovens do ensino básico e secundário que estão de férias, os meios e laboratórios da UP enquantos os seus alunos estão em exames”.

O programa destina-se a jovens de escolas do Norte e teve a adesão de várias câmaras municipais das zonas próximas do Porto como São João da Madeira, Vila do Conde e Póvoa de Varzim. O custos dos programas é de 50 euros. A UP fornece também alojamento e alimentação gratuita pela quantia extra de 50 euros. No entanto, o vice-reitor da Up diz que “estão previstas bolsas e insenções de pagamentos para os alunos que não puderem pagar”.

Programas diferentes

Os programas da UJR variam conforme a faixa etária dos alunos. Para os alunos dos 5º e 6º anos há actividades acompanhadas integradas no programa “Experimenta o Verão” e para os alunos dos 7º, 8º e 9º anos foi criado um projecto por áreas de interesse com o nome “Oficinas de Verão”.

Mas a aposta do projecto UJR é mesmo nos alunos do secundário, mais próximos de uma possível entrada nas universidades. Deste modo, para os alunos dos 10º e 11º anos, há o “Verão em projecto”: cada participante escolhe um projecto a desenvolver ao longo da semana num dos laboratórios da UP. Ferreira Gomes espera com isto que os jovens “levem alguma coisa para casa do que conseguiram com a sua aprendizagem”.

Inserido no programa correspondente, cada participante vai integrar-se num grupo de seis a oito elementos e acompanhado por um monitor que dirije o projecto. Há ainda Escolas de Verão de línguas, com vários níveis para espanhol, inglês, francês e alemão e actividades de Física onde se celebram os 100 anos das descobertas de Einstein.

Durante o mês de Julho, segundo o vice-reitor, esperam-se “alguns milhares” de jovens dos 11 aos 17 anos. Para esses jovens que estão dispostos a não descansar a cabeça e os livros em tempo de férias, José Ferreira Gomes garante que a experiência na Universidade Júnior “é uma oportunidade de ajudar os jovens nas suas opções profissionais de uma forma lúcida”.

Bruna Pereira