A congregação de cardeais reunida em Roma esta manhã ainda não decidiu sobre a data da primeira reunião do conclave de cardeais da qual vai sair o nome do sucessor de João Paulo II.

Em declarações aos jornalistas, o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, explicou que este foi apenas um de muitos encontros que os cardeais vão manter no processo que antecede o novo nome do chefe máximo da Igreja Católica. A principal razão para o adiamento da data de início do conclave prendeu-se, segundo Navarro-Valls, com o facto de só estarem no Vaticano 88 cardeais.

Em conclave estarão reunidos 118 cardeais com menos de 80 anos de idade, sendo que só o nome de 117 já são conhecidos. Há um outro cardeal cujo nome é secreto e que só deve ser revelado após a abertura do testamento do Papa, também prevista para a reunião de hoje, mas que, segunda a agência Lusa, ainda não aconteceu. D. José Policarpo encontra-se ainda a caminho e, em princípio, já participará na reunião de amanhã.

Funeral é sexta-feira

Entretanto, as exéquias fúnebres estão marcadas para sexta-feira. Mais de 200 líderes mundiais vão marcar presença naquela que é considerada a maior operação de segurança de sempre. Portugal estará representado pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral.

Por cá, o primeiro dos três dias de luto decretados por José Sócrates na noite de sábado, cumpre-se quarta-feira. Fonte citada pela agência Lusa explica que os três dias de luto nacional correspondem ao dia do funeral do Papa João Paulo II, na sexta-feira de manhã, e aos dois dias imediatamente anteriores à realização das exéquias fúnebres, isto é, quarta e quinta-feira.

15 horas para ver o Papa

Dezenas de milhares de pessoas fazem fila à porta da Basílica de S. Pedro, no Vaticano, para prestarem a derradeira homenagem ao Papa João Paulo II.

Milhares de peregrinos esperam uma média de 15 horas para poderem ver o Papa, cujo corpo está em câmara ardente desde ontem na Basílica de S. Pedro. A Basílica esteve fechada por menos de duas horas durante a madrugada para limpeza, mas voltou a abrir perto das 5 horas da manhã. Milhares de pessoas aguardam numa longa fila ao som de orações transmitidas pelos altifalantes.

Letícia Amorim