O auditório da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto (FCDEF) recebe hoje dezenas de profissionais portugueses e espanhóis para trocar experiências e opiniões acerca de políticas desportivas universitárias. Para além disso serão debatidos modelos de desenvolvimento organização e gestão do desporto, adequados à realidade portuguesa.

Estas jornadas são organizadas pelo Gabinete de Actividades Desportivas da Universidade do Porto (GADUP). Este órgão foi criado para iniciar uma reformulação no modelo de desporto universitário.
Para Bruno Almeida, director do GADUP, a reformulação no “desporto universitário no Porto começou com a mudança do modelo de gestão. Até aqui era o CDUP a gerir o desporto universitário com uma componente mais competitiva, mas com a criação do GADUP dá-se mais importância ao desporto de lazer. Estas jornadas são uma consequência desta mudança de gestão”.

O auditório do FCDEF vai receber especialistas do desporto universitário vindos de todo o país e mesmo de Espanha, como o director-geral de Desportos, Rafael Blanco.

As I Jornadas do Desporto Universitário começam hoje e acabam amanhã às 18h00 com a cerimónia de encerramento e apresentação das conclusões.

Pedro Gonzaga Nolasco