O ciclo de cinema e rádio abre segunda-feira, 11 de Abril, e prolonga-se até ao dia 18 do mesmo mês. A rádio como meio de comunicação é o mote para o primeiro debate a realizar-se nas instalações do curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto. Álvaro Costa da Antena 1, Mário Augusto e Carlos Rico da SIC são os convidados.

O debate tem como tema a rádio, não só no que toca ao jornalismo, mas também ao entretenimento. Daí o convite feito pelos professores do curso a Álvaro Costa, ligado à música. Mário Augusto e Carlos Rico estarão presentes porque o seu passado profissional passou pela rádio.

Os filmes “Os dias da rádio” de Woody Allen, “Bom dia Vietname” de Barry Levinson e “Talk Radio” de Oliver Stone vão ser exibidos ao longo da semana. As películas pretendem retratar a evolução da rádio ao longo do tempo. “Os dias da rádio” reflecte os anos de ouro do meio de comunicação social, que correspondem ao período que precedeu o aparecimento da televisão. “Bom dia Vietname” pretende mostrar como as pessoas da rádio muitas vezes desconhecem o impacto que provocam. O DJ, uma das personagens do filme, fica espantado quando descobre que os seus ouvintes precisavam dele para sobreviver à guerra. O último filme pretende retratar os dias de hoje. “Talk radio” mostra um público mais activo, que interage com a rádio. A história fala de um homem da rádio que costuma insultar os ouvintes. No final do filme, um homem reage e mata o locutor.

No último dia do ciclo de cinema e rádio, João Paulo Menezes da TSF, Jorge Guimarães do blog “A minha rádio” e José Bastos da Rádio Renascença são os convidados. O debate entre os jornalistas centrar-se-á na reportagem “Aqui posto de comando”, de Paula Castanho. A jornalista da SIC ouviu todos os jornalistas que estavam na rádio no dia 24 de Abril de 1974. Paula Castanho conta a forma como as rádios foram ocupadas e como os jornalistas passaram a ter que emitir os comunicados das tropas que preparam a Revolução dos cravos. Este debate difere do primeiro por se centrar apenas no jornalismo radiofónico e não no entretenimento. Ambos terão a participação de alunos do curso.

Andreia Ferreira