O recorde foi alcançado na primeira jornada do Open de França que está a decorrer na piscina de Gentilly, em Nyce, até domingo. Fernando Costa percorreu os 800 metros em 8 min, 7 segundos e 83 centésimos, terminando em quarto lugar, superando o recorde nacional em quatro segundos e o mínimo em 17 centésimos.

O anterior recorde nacional já tinha sido obtido por Fernando Costa. Nos Jogos Olímpicos de Atenas, na prova dos 1.500 metros, conseguiu superar o recorde na passagem dos 800 metros. Em declarações à Lusa, o atleta declarou ter conseguido atingir o objectivo a que se tinha proposto nesta competição e tem ainda esperanças de poder vir atingir os mínimos necessários na prova dos 1.500 metros no próximo domingo.

Duarte Mourão, nos 200 metros mariposa, superou o seu melhor tempo do ano para 2.01,38 minutos, embora ainda não seja o suficiente para que seja qualificado para os Mundiais. Para isso, Duarte Mourão terá mais uma oportunidade no Meeting TAP.

Ainda nos 200 metros mariposa, Sara Madeira ficou em quarto lugar, com o tempo de 2.16,34 minutos, tendo piorado o seu recorde pessoal. Já Fábio Pereira ficou colocado em nono lugar com o tempo de 2.02,01 minutos.

Tiago Venâncio é o único português no Open de França que já estava qualificado para o Campeonato do Mundo. Ficou em décimo lugar nos 50 metros livres, com um tempo de 23,52 segundos.

Hoje vão estar em competição Diana Gomes nos 200 metros bruços, Duarte Mourão nos 400 metros estilos e Tiago Venâncio nos 100 metros livres.

Hugo Manuel Correia
Foto: ASPTT Nancy