O Cardeal alemão Joseph Ratzinger foi eleito 265º Pontífice. É natural de um país em que a maioria da população é protestante. Joseph Ratzinger nasceu a 16 de Abril de 1927 em Marktl, na diocese alemã de Passau.

Recebeu a ordenação sacerdotal em 29 de Junho de 1951, a episcopal em 1977 e, no mesmo ano, foi nomeado cardeal no consistório convocado por Paulo VI. Sob o papado de João Paulo II, tornou-se um dos homens mais influentes do Vaticano.

Em 1981, o cardeal foi nomeado prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé por João Paulo II. O novo Papa era, de resto, um velho amigo de João Paulo II e compartilhava das suas posições ortodoxas.

Tido como ultraconservador, Ratzinger tem agora 78 anos e é considerado um ídolo para a Opus Dei, um dos sectores mais conservadores do catolicismo.

É conhecida a sua oposição ao papel dos laicos nas comunidades paroquiais sem padre e a recusa em resolver a questão dos divorciados se voltarem a casar e poderem comungar.

Ratzinger foi eleito reitor dos Cardeais do Colégio de Cardeais em 2002, tornando-se bispo de Ostia.

Foi um dos homens mais influentes no Vaticano enquanto liderado por João Paulo II. Presidiu ao funeral do seu antecessor e ao conclave que o elegeu.

Letícia Amorim
Foto: Wikipedia