O grupo de teatro “A Barraca” está hoje, sexta-feira, e amanhã, no Porto, no Rivoli, para a apresentação do espectáculo “Ser e Não Ser”. O espectáculo, encenado por Maria do Céu Guerra, pretende reconstituir a história do teatro, numa viagem pelo grandes nomes que marcaram a representação e pelos momentos mais significativos desta arte.

Partindo do nascimento do teatro, no século VII a.C., até ao século XX, o espectáculo levado a cena é um livro que se abre sob o teatro e sob os nomes que marcam a sua história, de Sófocles a Shakespeare, de Goldoni a Brecht.

“Ser e Não Ser”, mais do que um espectáculo, é um projecto ambicioso: durante mais de seis horas, 26 séculos de teatro sobem ao palco, num encontro com os momentos maiores desta arte.

A peça destina-se a formar e informar públicos, numa reflexão sobre o teatro até as questões mais culturais.

“Ser e Não Ser” desenrola-se em três partes. A primeira começa já esta noite e vai começar por falar dos pioneiros da Grécia Antiga. O espectáculo continua amanhã à tarde com encontro marcado com os clássicos. Após um pequeno intervalo para o jantar, a peça recomeça às 21h30 para nos apresentar os “Românticos e Modernos”. O século XX e a vertigem da modernidade são a última paragem nesta viagem pela História.

Ainda hoje, vai decorrer no bar do Rivoli, pelas 20h30, o lançamento do livro do espectáculo “Ser e Não Ser”, editado pelo Círculo de Leitores.

Mariana Teixeira Santos