Aberta há 25 anos, a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) instalou-se num primeiro momento no edifício das Taipas. Por falta de espaço, a reitoria da universidade comprou dois andares na Rua de Ceuta e a partir daí o curso passou a ser leccionado nos dois locais. Psicologia foi o primeiro curso a abrir e, talvez por isso, quando se pensa na faculdade, pensa-se principalmente na licenciatura que forma os próximos psicólogos. O curso de Ciências da Educação foi fundado um pouco mais tarde: abriu as portas no ano lectivo de 1987/1988.

Os dois cursos estão agora a ser leccionados no antigo edifício da Faculdade de Letras, mas, devido a problemas de instalações prepara-se para mudar para o pólo da Asprela já no próximo ano lectivo. Apesar dos professores e da Associação de estudantes reconhecerem que a mudança é necessária, dizem que os jardins característicos da faculdade “vão deixar saudades”.

Quanto a Bolonha, ninguém parece ainda muito informado na faculdade. Professores e alunos preferem esperar para saber quais as medidas do Governo, no que diz respeito ao processo.

Mas a faculdade de Psicologia não vive só de aulas. A tuna académica e o grupo de teatro X-Acto são dois dos grupos que dinamizam a faculdade e envolvem os seus alunos.

A investigação tem também um lugar preponderante na faculdade. Os grupos de investigação são compostos por professores, mas também por alunos da faculdade que decidiram enveredar por esta área.

Andreia Ferreira