Várias artérias da cidade vão ficar entupidas à passagem do cortejo académico, hoje à tarde. Considerado o momento alto da Queima das Fitas do Porto, é um símbolo de comunhão dos estudantes com a cidade, onde os finalistas se apresentam ao público.

Com um número de adeptos crescente, este evento atrai muitos milhares de pessoas à baixa portuense e possibilita um contacto mais directo entre a população e os jovens universitários, que permite a tolerância de alguns excessos que se cometem nestes dias de festa.

Com início marcado para as 15h00 na reitoria da Universidade do Porto (UP), toda a tarde será animada pela vivacidade natural dos estudantes e pela sua criatividade, patente nos carros alegóricos. Ao “ritual de passagem” vão assistir na tribuna da Praça D. João I, o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, o vereador da Juventude, Paulo Cutileiro, o reitor da UP, Novais Barbosa, e a governadora civil do Porto, Isabel Oneto.

Esta actividade é organizada pela Federação Académica do Porto, com a colaboração dos órgãos académicos da cidade, representados pelo “magnun conciliun veteranorum” da Academia.

Percurso do Cortejo da Queima das Fitas 2005

O cortejo começa nas instalações da reitoria da UP, na Rua D. Manuel II, saindo das mesmas pela porta lateral. Depois, desce a Rua Jorge Viterbo, em direcção à Rua da Restauração. Sobe em direcção ao Campo Mártires da Liberdade, passando em frente ao Tribunal e à Cadeia da Relação, dirigindo-se pela Rua Filipe Nery, até à Rua dos Clérigos, em direcção à Praça da Liberdade. Segue pela Rua Sá da Bandeira até à praça D. João I, onde termina.

Milene Câmara