O responsável pelo dispositivo de segurança na Queima 2005, o subcomissário Marco Teixeira, da Polícia de Segurança Pública (PSP), afirmou ao JPN estar satisfeito com a operação de segurança deste ano. “Até este momento, o número de incidentes que registamos leva-nos a concluir que tudo tem corrido bem até aqui”, declarou.

O esquema montado pela PSP não registou, até ao momento, incidentes de relevo, facto que leva Marco Teixeira a afirmar que “existe um clima de segurança latente no interior e no exterior do queimódromo”. O subcomissário afirmou também que “as medidas de segurança que têm sido adoptadas têm-se mostrado adequadas perante os incidentes que têm surgido”.

O subcomissário da PSP refere ainda que a experiência acumulada ao longo dos últimos anos está a ser fundamental. “Naturalmente, a PSP é uma instituição que evolui, e as técnicas e a dispersão dos efectivos foram melhorando em função a experiência adquirida nos anos transactos”, disse Marco Teixeira, acrescentando, no entanto, que “ainda faltam alguns dias, e só no domingo de manhã poderemos afirmar com certeza se a operação foi bem sucedida, ou não”.

O número de incidentes registados é menor em relação ao ano passado, embora a PSP remeta a divulgação destas estatísticas para um relatório a elaborar só no final da Queima 2005.

Furto é o crime mais registado

Nos últimos anos, o crime que mais ocorrências registou é o furto no interior de viaturas. Mas, segundo Marco Teixeira, “da percepção estatística que temos dos factos que nos foram denunciados, podemos afirmar que o número de furtos é, até este momento, mais reduzido que nos anos anteriores”.

Na entrevista ao JPN, o subcomissário da PSP revelou também que na terça-feira foram detidos cinco indivíduos “pela prática de três crimes de roubo, com uso de violência”.

Miguel Conde Coutinho