Manuel António Pina foi o vencedor do Grande Prémio de Poesia, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE) e pelos CTT, com a sua obra mais recente “Os livros”. O consagrado poeta portuense tinha já recebido em Janeiro o Prémio Luís Miguel Nava, atribuído ao mesmo livro. Em declarações ao JPN, Manuel António Pina considera esta vitória “uma forma de reconhecimento”, acrescentando, no entanto, que “os prémios não tornam os livros melhores ou piores”. Para o autor, contudo, “é hipócrita quando se diz que os prémios não interessam nada”.

“Os livros” é a última obra do autor. Lançado em 2003, é uma recolha de poemas que retratam, na sua maioria, “a consciência de que estamos condenados à colagem” a outros autores, a noção de que “já está tudo dito” mas, ao mesmo tempo, a busca de “alguma coisa que esteja debaixo disso e que nos pertença só a nós, que seja a nossa identidade”.

O júri do Prémio APE/CTT foi composto por Clara Rocha, Francisco Duarte Mangas, José Manuel de Vasconcelos, José Carlos Seabra Pereira e Paula Morão.

Carlos Luís Ramalhão
Foto: Leitura Partilhada