Madeleine Albright apoia “obviamente” a candidatura de António Guterres a Alto Comissário da ONU para os Refugiados (ACNUR). “António Guterres é um grande amigo. Sei que ele é uma excelente escolha para este cargo, porque é atencioso e preocupa-se – sempre se preocupou – com os direitos humanos”, afirmou Madeleine Albright à imprensa. Albright considera Guterres “uma personalidade internacional brilhante”.

Albright deslocou-se a Lisboa para proferir uma almoço-conferência sobre “ameaças e desafios à democracia”. O evento, organizado pelo Diário de Noticias e pelo Diário Digital, é o sexto do género e conta com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral, como convidado de honra.

A diplomata foi também hoje recebida de manhã pelo Presidente da República, Jorge Sampaio. O encontro durou cerca de uma hora. A ex-secretária de Estado norte-americana disse ter mantido “uma conversa muito boa sobre política internacional” com o Presidente português, com quem “trocou pontos de vista sobre a situação em Portugal e noutros países”.

Madeleine Albright chefiou a diplomacia norte-americana entre 1997 e 2001, durante o segundo mandato de Bill Clinton, tendo sido a primeira mulher a ocupar aquele cargo, hoje ocupado por Condoleezza Rice.

Nas anteriores edições deste almoços-conferências foram convidados o Presidente norte-americano Bill Clinton, o ex-presidente da câmara de Nova Iorque Rudolph Giuliani, o general na reserva Tommy Franks e os especialistas em estratégia empresarial Michael Porter e Jack Welsh.

Pedro Gonzaga Nolasco
Pedro Sales Dias