“Don´t Believe the Truth” é o nome do mais recente álbum dos britânicos Oasis, que será apresentado ao público português a 5 de Agosto, durante a actuação da banda no próximo Festival Sudoeste. A banda repete a presença neste festival cinco anos depois da sua passagem atribulada em 2000 pela Zambujeira do Mar. Na altura, Liam Gallagher abandonou o palco depois de a banda ter sido insultada e agredida pelo público.

Este é o sexto álbum dos Oasis e o primeiro sem a participação do baterista Alan White, entretanto substituído por Zac Starkey, filho de Ringo Starr, que participa num dos temas de “Don´t Believe the Truth”. O álbum surge 11 anos depois da estreia da banda com “Definitly Maybe”.

Skank e International Noise Conspiracy

As duas bandas têm também presença confirmada no Sudoeste. Os brasileiros lançaram recentemente uma colecção de êxitos intulada “Radiola”. O álbum editado no passado mês de Março reúne também duas canções originais (uma delas com a participação de Rodrigo Leão: “Um Mais Um”) e duas versões, como o tema “Vamos Fugir”, de Gilberto Gil. Por seu lado, os suecos International Noise Conspiracy vão fazer a sua estreia em palcos portugueses. Os nórdicos são conhecidos pela vivacidade dos seus espectáculos e trazem até à Zambujeira do Mar o seu último álbum “Armed Love” de 2004.

A promotora do evento, “Música no Coração”, recusa-se, no entanto, a confirmar as presenças de Devendra Banhart, M.I.A e Basement Jaxx já referidas pela comunicação social. A oitava edição do Festival do Sudoeste decorrerá de 4 a 7 de Agosto na Herdade da Casa Branca, perto da Zambujeira do Mar (Odemira).

Daniel Brandão
Foto: Oasis