Um estudo sobre os hábitos televisivos portugueses indica que 30% dos portugueses prefere os noticiários em detrimento dos filmes (14,6%). O estudo, levado a cabo pela Multidados e divulgado ontem, realça ainda o facto de mais de metade dos portugueses assistir entre uma a três horas de televisão diariamente.

O estudo questiona ainda a preferência dos portugueses por canal. A SIC teve 22,4% das preferências, enquanto a TVI é preferida por 17,6%. Todavia, é a A Dois: que lidera na qualidade de programação: mais de 40% dos inquiridos consideram “boa” a programação do canal público.

Dos resultados obtidos no estudo da Multidados, destaque ainda os passatempos interactivos, que ainda não conquistaram o público português: 85,63% dos inquiridos diz não participar nessas actividades. Por outro lado, o teletexto teve melhor recepção, já que 28% dos portugueses que consultam a programação, fazem-no através deste serviço gratuito.

A televisão na Internet

Este estudo foi lançado na sequência dos resultados do Netpanel, um estudo do grupo Marktest que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. O Netpanel apontava 616 mil visitantes diferentes aos “sites” de televisões nacionais ou estrangeiras. Segundo estes dados, durante o mês de Dezembro de 2004, 616 mil residentes no Continente com quatro ou mais anos de idade acederam a “sites” de televisões, quando navegaram em suas casas na Internet.

Segundo o estudo Netpanel, 64,9% destes internautas (400 mil) preferiram os “sites” de canais portugueses, enquanto que os sítios na Internet de televisões estrangeiras receberam apenas 164 mil utilizadores únicos (26.6%).

A SIC online foi o canal português de televisão mais visitado em Dezembro, por 278 mil indivíduos diferentes. A TVI online registou 144 mil utilizadores únicos e o “site” da RTP recebeu 122 mil utilizadores.

Agostinha Garcês de Almeida