O Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce do VIH/Sida (CAD) do Porto faz parte de uma rede nacional de vários centros de aconselhamento e detecção do VIH. Estes centros têm duas funções primordiais: fornecer informação e realizar os testes de detecção da sida.

O cidadão comum com dúvidas sobre as formas de transmissão do vírus e que pretenda saber que medidas deve tomar para se proteger encontra no CAD as respostas a todas as questões. Também pode obter preservativos gratuitamente.

A realização do teste

cad_joaorodrigues.jpgPrestado o aconselhamento, se a pessoa chegar à conclusão que correu riscos de infecção, realiza o teste a custo zero e com total descrição. “Quanto mais cedo for detectada a infecção, mais cedo a pessoa poderá ser orientada de forma a ter uma maior longevidade”, explica João Rodrigues, enfermeiro do CAD do Porto, em entrevista ao JPN.

Segundo João Rodrigues, o teste não é 100% vinculativo na medida em que nesta doença existe um período de tempo (o “período janela”): durante as primeiras seis a doze semanas o teste poderá ser falsamente negativo.

“A pessoa tem um teste negativo, mas automaticamente ainda poderá estar a seroconverter, daí ser necessária a realização de outro teste. No fundo, quase que se poderá dizer que a pessoa só pode ter uma alta ao fim de três meses após o último comportamento de risco”, explica João Rodrigues.

Quando um teste tem um resultado positivo, os técnicos do CAD encaminham o doente para um dos hospitais com quem o centro tem protocolos estabelecidos. Porém, mesmo em testes “negativos” os utentes recebem aconselhamento individualizado para evitar futuros comportamentos de risco.

Mais vale prevenir

cad_preservativos.jpgCom a sida, a melhor defesa é a prevenção. Ao longo dos últimos anos, as várias tentativas de criação de uma vacina têm fracassado. Por isso, neste momento, o uso do preservativo é o único “escudo” contra o vírus.

Porém, as campanhas publicitárias não têm sido capazes de mudar as mentalidades. Para João Rodrigues, nem sempre é fácil “vender o preservativo”. “Numa relação íntima é difícil um casal admitir que a partir de um determinado momento é necessário usar preservativo quando no passado houve momentos em que não o usaram”, acrescenta.

O que fazer para receber aconselhamento?

Por mês, o CAD recebe em média 120 pessoas, a maioria do sexo feminino. 75% dos utentes têm idades compreendidas entre os 20 e os 35 anos. Qualquer pessoa pode recorrer ao centro.

“A pessoa quando recorre ao CAD dentro do horário de funcionamento é atendida pela ordem de chegada. Não é preciso estar em jejum para fazer o teste. Basta sentir a necessidade de o realizar. No entanto, há que pensar que o teste não é uma forma de prevenção. A prevenção é não correr riscos de contaminação”, reiterou João Rodrigues.

Texto e fotos: Anabela Couto
Hugo Manuel Correia