O Santo Padre anunciou hoje, sexta-feira, a abertura do processo de beatificação do seu antecessor, João Paulo II, sem esperar que se cumpra o prazo de cinco anos após a sua morte, como define a legislação canónica.

A decisão foi hoje divulgada durante um encontro com o clero romano na Basílica de São João de Latrão, em Roma. “A causa para a beatificação de João Paulo II está aberta”, anunciou Bento XVI. Nas obséquias fúnebres a João Paulo II a multidão que se concentrava junto à Basílica de São Pedro já exigia que o Papa, falecido a dois de Abril, aos 84 anos, se tornasse “Santo depressa”.

Bento XVI anunciou a abertura do processo de beatificação do seu antecessor ao ler em latim uma carta do Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o cardeal português José Saraiva Martins.

“Os milagres [de João Paulo II] não faltam. Ele já os realizava durante a sua vida”, sublinhou o cardeal colombiano Dário Castrillon Hoyos, Prefeito da Congregação para o Clero. O Prefeito desejou a 11 de Maio que a beatificação de João Paulo II coincida com o 85º aniversário do seu nascimento, a 18 de Maio próximo.

Curas milagrosas realizadas por João Paulo II

A canonização de Karol Wojtila é precedida pela compilação de um dossiê de beatificação que incluirá provas de milagres feitos pelo Santo Padre antes ou depois do seu falecimento.

São conhecidos alguns casos de milagres que terão sido protagonizados pelo Papa. O seu secretário particular, o arcebispo polaco Stanislav Dziwisz, contou em 2002 que um norte-americano que sofria de um tumor no cérebro foi curado depois de ter recebido a comunhão das mãos do João Paulo II.

De acordo com a TSF, o processo deverá, a exemplo do que aconteceu com a Madre Teresa de Calcutá, ser abreviado. Tudo aponta para que, devido ao grande envolvimento do actual detentor do cadeirão de S. Pedro, a beatificação de Karol Wojtila aconteça ainda este ano ou, o mais tardar, no próximo.

Bento XVI, eleito Papa a 19 de Abril, cita o seu “amado predecessor” em todas as suas intervenções públicas, provocando sempre aplausos da multidão.

O anúncio da abertura do processo de beatificação surge no mesmo dia em que se comemoram 24 anos após o atentado sofrido por João Paulo II, na Praça de S. Pedro, em Roma.

Pedro Sales Dias
Foto: AP