Distritais do Porto do PSD e CDS/PP reúnem hoje às quinze horas para definirem o "entendimento geral" para coligação em vários concelhos do Porto.

PSD e CDS/PP retomam contactos hoje para definir o “entendimento geral” que lhes permitirá avançarem coligados em vários concelhos do distrito do Porto.
Os dois líderes distritais, Marco António Costa (PSD) e Álvaro Castelo Branco (CDS/PP), reúnem-se após um período de reavaliação dos acordos efectuados até ao momento. As divergências relativamente a processos como os de Marco de Canavezes e Felgueiras terão sido a origem da convocação desta reunião.

Já Marques Mendes, líder do PSD, tinha manifestado algumas reticências face a um acordo em Marco de Canaveses.

A falta de acordo e o iniciar de contactos por parte do PSD nomeadamente em Felgueiras para a escolha de um candidato próprio levaram a distrital do CDS a suspender o processo de negociação para definir quais as coligações a fazer no distrito.

Avelino Ferreira Torres decidiu abandonar o Marco de Canavezes e candidatar-se como independente à Câmara de Amarante, o que levou o CDS a sugerir a candidatura de Norberto Soares. Esta decisão não agradava ao PSD que sugeriu o nome do ex-governador civil Manuel Moreira.

A reunião acontece no dia seguinte às direcções nacional e distrital do PSD manifestarem o seu interesse numa parceria com o PP para a estratégia das autárquicas, incluindo casos mais complicados como Gondomar ou Matosinhos.

Pedro Gonzaga Nolasco