Espera-se um dos derbies mais emocionantes dos últimos anos, logo à noite, no Estádio da Luz. Benfica e Sporting lutam pelo título, como já não acontecia há algum tempo. Aliás, hoje repete-se um encontro que aconteceu há exactamente onze anos, no antigo Estádio José Alvalade. Nessa noite, uma estrela brilhou mais do que todas as outras. João Pinto, que ninguém imaginaria do outro lado, uns anos mais tarde, marcou por três vezes num jogo com o resultado final de 3-6, a favor do Benfica, que assim garantiu o título de campeão nacional. Poucos benfiquistas esquecerão essa noite. Muitos esperam que se repita, agora em casa.

No entanto, o plantel do Benfica de há onze anos não tem muitas semelhanças com o actual. Basta recordar que Toni, treinador da altura, se pôde dar ao luxo de deixar um nome como o de Rui Costa no banco de suplentes. Por outro lado, se o Sporting de então contava com Luís Figo e Paulo Sousa, também é verdade que nessa altura os leões não ambicionavam chegar à final da Taça UEFA, como aconteceu esta época.

Os leões vivem um momento de optimismo, reforçado pelos sucessos europeus. É a equipa que pratica melhor futebol neste momento em Portugal. Portanto, é pouco provável que se repita o resultado de há onze anos. No entanto, nestes jogos, é difícil perceber à partida o que vai acontecer. A vontade de vencer o rival faz com que a lógica vá por água abaixo e muitas vezes se verifiquem resultados inesperados. Espera-se, acima de tudo, que haja menos cartões do que demasiadas vezes acontece nos chamados “jogos grandes”.

Espera-se que o cansaço dos jogadores de ambas as equipas não se note demasiado. O Sporting disputa o jogo número 50 da temporada oficial, enquanto o Benfica vai nos 49 desafios. Espera-se também que não haja demasiado medo do que o adversário possa fazer, para que não se caia no jogo táctico que aborrece o público e não leva a lado nenhum. É pouco provável que isso aconteça com o Sporting. Já da equipa de Trapattoni se pode temer mais esse tipo de jogo estudado, tão italiano como o treinador do Benfica.

Rochemback está em dúvida e Liedson não joga. Esta última ausência poderá ser muito notada na equipa de Alvalade. Pinilla ainda não é uma certeza. Douala poderá ser a solução. Do lado do Benfica, apesar do regresso de Manuel Fernandes e Nuno Gomes, nota-se uma certa crise na finalização. Mantorras ainda não aguenta um jogo inteiro e a verdade é que a sua exibição em Penafiel deixou muito a desejar, tal como a da equipa toda, aliás. Karadas não consegue cumprir o seu papel se não tiver um apoio. Delibasic não parece ser levado a sério.

O país vai parar. E o país inclui as cidades do Porto e de Braga, onde haverá espectadores atentos ao desenrolar do derby lisboeta. É que o jogo do título, como já é apelidado, pode significar que afinal o campeonato vai para o norte do país. Tanto o FC Porto como o Sporting de Braga têm ainda hipóteses de chegar ao título, é bom que não se esqueça.

Carlos Luís Ramalhão
Foto: footsteal