O IPATIMUP é um caso de sucesso na investigação científica feita com selo português. Com uma produção científica ímpar – só em 2005 foram publicados sessenta artigos em revistas internacionais – o instituto tem visto o seu trabalho reconhecido com um vasto portfólio de prémios científicos e científico-culturais nacionais e internacionais.

O IPATIMUP é uma associação privada sem fins Lucrativos e de uilidade pública criada, em 1989. A qualidade do seu trabalho é assegurada por um Conselho Consultivo Internacional.

O instituto especializou-se na investigação científica no domínio da oncologia. Destacou-se em particular na investigação do processo de cancerização do estômago em contextos familiares hereditários e nos casos esporádicos na população em geral. Graças a um inquérito realizado à escala nacional, que reúne médicos e hospitais de todo o país, foi possível identificar duas famílias portuguesas portadoras de uma mutação genética causadora do cancro no estômago hereditário. Além disso, foi também possível identificar indivíduos com uma forte predisposição para o desenvolvimento deste tipo de carcinomas, contribuindo para um diagnóstico precoce da patologia, permitindo um tratamento rápido e adequado.

Inauguração de novas instalações

Comemorando o seu 15º aniversário, o IPATIMUP estreou há uma semana, com a presença do Presidente da República, uma nova ala de instalações. O edifício tal como foi inicialmente projectado não ficou completo devido a contingências orçamentais. Mas este ano as obras de alargamento das instalações ficaram prontas e o edifício apresenta agora as características previstas pelo projecto inicial.

Fruto de um investimento de 2,5 milhões de euros, suportado por fundos públicos nacionais e europeus e por contribuições de privados, as obras duplicam o espaço do IPATIMUP, que dispõe agora de uma área de 4.000 metros quadrados.

Sobrinho Simões, em declarações ao JPN, explicou que com este alargamento o instituto ganha, acima de tudo, segurança, abrindo também a possibilidade de alargar também algumas equipas de investigação com a contratação de mais investigadores.

Num ano de balanço, o JPN foi conhecer o trabalho desenvolvido no IPATIMUP. Ouvimos as opiniões do professor Sobrinho Simões sobre o estado da ciência em Portugal, conhecemos Gianpaolo Suriano, um italiano que está a investigar em Portugal, e o caso de Maria José Oliveira, uma jovem investigadora que, apesar de ter feito o doutoramento na Bélgica, optou por conduzir a sua pesquisa no IPATIMUP.

Hugo Manuel Correia
Foto: Liliana Rocha Dias