Por muitos considerada a maior festa da música europeia, o festival celebra este ano o seu 50º aniversário. Em época de bodas de ouro a UER (Unidade Europeia de Radiodifusão) promete que este será o melhor festival de sempre. O ESC 2005 (Concurso Eurovisão da Canção) é o maior até agora realizado. São 39 países que se batem pelo título de melhor canção da europa.

A juntar aos 36 países concorrentes do ano passado, juntam-se pela primeira vez a Moldávia e a Bulgária e regressa, ao fim de oito anos, a Hungria. O grupo Nox, representante magiar, é considerados um dos favoritos. 2005 marca também o retorno de nomes conhecidos no seio da “comunidade eurovisiva” como é o caso de Elena Paparizou da Grécia, que alcançou o terceiro lugar em 2001, e também a cantora islandesa Selma, que ficou no segundo lugar do pódio, em 1999.

Devido ao número elevado de participantes, o concurso está divido em duas partes. Da semi-final são apurados os dez melhores classificados para juntar a 14 países que já estão na final. os dez melhores classificados de Istambul 2004 e o grupo Big 4, composto pela Espanha, França, Reino Unido e Alemanha. Este conjunto de países têm lugar assegurado na final, independentemente da classificação. Esra benesse deve-se ao facto de contribuirem com mais dinheiro para a UER. A título de exemplo, em 2003, o Reino Unido ficou em último lugar com zero pontos, mas isso não o impediu de ir directamente para a final no ano seguinte.

Lançadas que estão as cartas, resta saber que vai ser o ás da Eurovisão em 2005.

Luís André Florindo