A vacina contra a cárie dentária pode ser criada muito em breve. Uma equipa de investigadores do Laboratório de Imunologia do ICBAS já registou a sua patente em Portugal e aguarda aprovação dos EUA. Os testes em roedores revelaram resultados promissores, protegendo os animais contra a cárie dentária.

A cárie dentária é a doença infecciosa mais comum no homem, sendo extremamente dispendioso o seu tratamento.

A vacina tem sido alvo de uma investigação que já dura há muitos anos, tendo sido descobertos os agentes causadores: as bactérias Streptococcus sobrinus e Streptococcus mutans. São estas as bactérias que libertam uma proteína que suprime a resposta imunológica específica do seu hospedeiro. Ao induzir a vacina com a imuno-supressão, facilita-se a colonização desse hospedeiro pelo microrganismo que a produz.

Paula Ferreira, investigadora do ICBAS, considera a vacina “um passo importante, uma vez que a cárie dentária é a doença infecciosa de mais dispendioso tratamento. A vacina permitirá reduzir significativamente os gastos nesta área”.

Estados Unidos da América e Japão também estão a desenvolver vacinas para combater esta doença infecciosa, mas “com uma estratégia diferente e usando uma proteína também diferente”.

Os estudos mais aprofundados com roedores e o período de ensaios clínicos são o próximo passo. Prevê-se que a vacina só esteja pronta no início da próxima década.

Pedro Gonzaga Nolasco
stock xchng