Ir ao Museu Nacional de Imprensa no Dia Internacional dos Museus não custa nada. Pelo contrário, ainda ganha. Para assinalar a data, o museu vai sortear catálogos das edições do PortoCartoon-World Festival, considerado um dos melhores festivais de desenho humorístico do mundo. Aliás, a Galeria da Caricatura do museu exibe permanentemente a mostra “PortoCartoon: o riso do mundo”. A valorização do cartoon como linguagem universal e acessível a todos tem constituído um dos pilares de sustentação deste museu, funcionando como ponto de partida para a internacionalização do Museu Nacional de Imprensa. A mostra conta com meia centena de obras e apresenta os premiados das quatro edições do festival.

O museu, aberto 365 dias por ano, tem também em exibição permanente a exposição de maquinaria gráfica “Memórias vivas da imprensa”. A exposição ocupa a sala Rodrigo Álvares (em homenagem ao Gutenberg português) desde 1997 e permite ao visitante realizar um percurso histórico pelos equipamentos e peças que outrora foram expoentes da indústria gráfica.

“Poesia em vinil” é o tema de outra exibição patente no museu. A mostra inclui 150 discos, LP e 45 rotações de autores nacionais e estrangeiros, de entre os quais trabalhos de António Gedeão, Mário Cesariny, Ary dos Santos e Pablo Neruda.

Composta por mais de duas centenas de publicações, a exposição “Jornais da Liberdade” apresenta os primeiros números de publicações emblemáticas editadas depois do 25 de Abril de 1974. O espólio reflecte o desaparecimento da censura que vigorou quase meio século.

O museu dispõe ainda da mostra de homenagem ao caricaturista Rafael Bordallo Pinheiro (1846-1905). O mestre da caricatura português, imortalizado pela ironia e humor cáustico do seu lápis, será talvez uma das maiores referências do jornalismo de caricatura. “Bordallo Pinheiro: um génio sem fronteiras” evoca o centenário da morte do caricaturista autor do mítico “Zé Povinho”.

O Museu Nacional da Imprensa pode ser visitado todos os dias, incluindo domingos e feriados, das 15h00 às 20h00. Durante o dia de hoje a entrada é gratuita.

Agostinha Garcês de Almeida
Foto: Cartoon Vencedor do PortoCartoon-World Festival