Muitos jornais russos na Internet não fazem qualquer referência à vitória de ontem, quarta-feira, do CSKA por 3-1 frente ao Sporting. Seja pela menor importância que o futebol tem na Rússia, ou, porventura, pela escassa actualização dos conteúdos nos ciberjornais, a verdade é que são poucos os jornais a referir a primeira vitória russa nas competições europeias, desde o fim da URSS.

A Russian News Information Agency afirma que a vitória do CSKA promete futuro animador para o futebol russo. Desde as vitórias do Dínamo de Kiev na década de 70 e 80, que o futebol russo não conseguia uma vitória desta envergadura.

O Pravda dá algum destaque à vitória da equipa moscovita. O jornal russo destaca a atitude inteligente dos jogadores ao conseguirem jogar futebol táctico e estratégico no seu melhor.

O treinador Gazzayev foi acusado de ter métodos antiquados e desadequados à campanha europeia. No entanto conseguiu uma vitória expressiva sobre o Sporting Clube de Portugal. Os russos mostraram-se letais no contra-ataque conseguindo dois lances que “mataram” o jogo. Apesar da superioridade no domínio do esférico, os argumentos sportinguistas foram poucos para ultrapassar a muralha defensiva da equipa russa.

Os festejos na Rússia duraram toda a noite e já se pensa no confronto com o vencedor da Liga dos Campeões. Para já, o campeonato russo é a prioridade do treinador e jogadores russos.

Pedro Gonzaga Nolasco
Foto: UEFA