Colesterol elevado, hipertensão arterial e elevados níveis de açucar no sangue são alguns dos principais problemas de saúde dos portugueses. Um rastreio médico é por isso uma oportunidade para as pessoas saberem como anda a sua saúde. A Cooperativa de Solidariedade do Povo Portuense está a organizar um rastreio gratuito, até domingo.

O objectivo é alertar a população para problemas de saúde como o colesterol elevado ou a hipertensão arterial, mas também publicitar a cooperativa, como admite o presidente. “O objectivo é alertar as pessoas para estes problemas de saúde e por outro lado mostrar-lhes que vale a pena ser nosso associado”, afirma José Mendonça. O presidente da cooperativa admite que “no fundo o rastreio é uma forma de publicidade”. A cooperativa quer aumentar o número de associados de 20 para trinta mil.

José Mendonça diz que os principais problemas das pessoas que fazem o rastreio são “a gordura no sangue, o sangue com muita glicemia e pessoas com dificuldades auditivas”. O presidente da Cooperativa do Povo Portuense confessa estar “espantado por haver tanta gente com problemas auditivos”.

José Mendonça alerta, por outro lado, para os cuidados a ter para evitar problemas de saúde. Andar mais, evitar ingerir gorduras e comer menos são os cuidados básicos apontados pelo presidente da cooperativa.

Uma forma de prevenção

“Vim cá porque tenho o colesterol alto, estou a precisar de ir ao oftalmologista e sei que as minhas tensões têm tendência para serem baixas”, diz Ana Freitas. Já Fernando Seixas foi ao rastreio como uma forma de prevenção. Há cerca de quatro anos que o Fernando não ia ao médico e, por isso, decidiu testar a sua saúde. Ainda assim, não tem cuidados especiais com a saúde. “Não faço muito exercício, tenho alguns cuidados com a alimentação, mas não sou muito rigoroso com a minha saúde”, diz.

Até hoje, sexta-feira, passaram pelo rastreio mais de mil pessoas, sobretudo idosas. O rastreio gratuito a várias doenças está na foz do Porto desde quarta-feira e vai lá ficar até domingo.

Andreia Ferreira