No âmbito das jornadas de Jornalismo e Ciências da Comunicação, presentes estavam seis ex-alunos do curso, representantes das três áreas de formação. Ao finalizar o segundo ano da licenciatura, os alunos têm de optar por uma das seguintes áreas de especialização: Jornalismo, Assessoria da Comunicação ou Comunicação Multimédia.

A vertente de Jornalismo foi representada por Pedro Rios, actualmente chefe de redacção do projecto JornalismoPortoNet e colaborador do suplemento “Y” do jornal “Público”, e por Teresa Santos a colaborar na Revista “Magazine” da Maia. Sandra Olim da Fundação Serralves e Rita Fonseca da ADETURN foram as representantes de Assessoria da Comunicação. O ramo de Comunicação Multimédia contou com Pedro Portugal da COMNI e Samuel Frazão do GATIUP.

Formação mais completa que os outros cursos

Uma opinião em comum aos ex-licenciados: a componente prática do curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação faz com que os alunos do curso saiam bem preparados para a realidade do trabalho. Todos os ex-alunos reconhecem que ao comparar a sua formação com os colegas recém formados por outras faculdades têm a vantagem de ter uma maior experiência de “campo” com os conteúdos práticos de algumas das disciplinas do curso.

O facto do curso ser recente permite estar mais adequado a uma nova realidade com “novas linguagens e novas formas de comunicar”, referiu Pedro Portugal.

Mercado de trabalho complicado

Apesar da boa formação dos licenciados do curso, é complicado entrar no mercado de trabalho. Os estágios curriculares poucas vezes abrem as portas dos meios de comunicação para os novos licenciados. Muitos dos ex-alunos fizeram estágios longos e não remunerados que acabaram por não abrir as portas para o primeiro trabalho. A experiência profissional e o “preenchimento” do currículo são as contrapartidas que os licenciados recebem.

Pedro Gonzaga Nolasco
Foto: Joana Beleza