Os novos estúdios de rádio e de televisão têm “o processo a andar. Foram consultadas empresas que vão, em princípio, montá-los”. O vice-reitor da Universidade do Porto e director do IRICUP, José Marques dos Santos, adiantou ao JPN que “em princípio, no início do próximo ano lectivo”, deve abrir pelo menos o estúdio de rádio, mas talvez também o de televisão. “Isto não é uma promessa, é uma tentativa de garantir que em Outubro tenhamos os estúdios a funcionar, porque são uma necessidade”, afirmou à margem do encerramento das Jornadas da LJCC.

O director do curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação (JCC), Rui Centeno, afirma: “Não posso dizer que é amanhã ou daqui a um mês. Mas, no início do próximo ano, contamos resolver alguns problemas”. “Os trabalhos [novos estúdios de rádio e de televisão] já estão adjudicados a uma empresa, depois de algumas dificuldades técnicas”, acrescentou.

“Pelo menos a biblioteca já vai estar aberta [em Outubro]. E vamos empenhar-nos para que os estúdios de rádio e de televisão também estejam”, disse.

O processo para avançar com as novas instalações para a licenciatura também está em estudo. Em causa está a mudança do curso, actualmente sediado na Rua dos Bragas, no Porto, para o Monte da Virgem, em Gaia, junto das instalações da RTP. Um projecto com o nome Media Parque, mas que o vice-reitor afirma não estar só dependente da reitoria. “Demos um prazo à RTP até ao fim de Junho para tomarmos uma decisão. Não sabemos se o Media Parque vai avançar. O Media Parque só interessa se não for um projecto imobiliário, mas com empresas media onde se possa criar um ambiente propício a este tipo de curso. Caso contrário, não há interesse em o curso se deslocar para lá”, afirmou.

Marques dos Santos avisa contudo que não vale a pena ter “ilusões”: “antes do prazo de cinco anos nunca teremos as instalações novas”, no Media Parque ou noutro espaço.

Letícia Amorim
Foto: Joana Beleza