A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) é a mais jovem das faculdades da Universidade do Porto. Foi constituída em Julho de 1996, sob a designação de Instituto Superior de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. A faculdade foi a primeira no âmbito do ensino da nutrição e também a primeira a conferir o grau de licenciado em Ciências da Nutrição. “Fomos pioneiros em Portugal”, afirma o vice-presidente da FCNAUP, Pedro Moreira.

A FCNAUP é a única faculdade, no ensino universitário público portuense, dedicada ao ensino da Nutrição Humana, conferindo a licenciatura em Ciências da Nutrição. O único curso da faculdade destina-se a preparar profissionais capazes de realizarem tarefas de orientação e de vigilância da alimentação normal e dietética.

A licenciatura em Ciências da Nutrição “é multidisciplinar e dá uma boa preparação aos seus estudantes”, refere a presidente da Associação de Estudantes da FCNAUP, Susana Guilherme. Os conteúdos abordados abrangem um largo espectro de matérias nas áreas de formação das Ciências Básicas, Ciências Sociais e Económicas, Ciências da Educação, Ciências da Saúde Pública e Ciências da Nutrição e Alimentação.

FCNAUP sobrevive em instalações degradadas

A faculdade funciona onde começou: nos antigos pré-fabricados onde em tempos esteve a Faculdade de Medicina Dentária da UP, no pólo da Asprela. Tanto os alunos como os professores se queixam das más condições e da falta de espaço. “Estudamos em barracos”, lamenta Susana Guilherme. O actual edifício, já muito degradado, tem cerca de 30 anos.

No sentido de solucionar a precaridade e exiguidade das instalações da faculdade, a reitoria da UP iniciou em 2002 o processo de concurso público do projecto de arquitectura do novo edifício. A construção das novas instalações da faculdade deverá começar no final de 2006.

“Não será exagerado se dissermos que chegou a nossa hora. Ficamos para o fim. E não tivemos a sorte que os outros tiveram”, refere o vice-presidente do conselho directivo, Pedro Moreira, acrescentando que ainda assim a FCNAUP é uma “faculdade apaixonante e gratificante” para além de “jovem e empreendedora”.

O professor revela que, apesar da falta de espaço e mau estado das instalações, os docentes e os alunos fizeram sempre crescer a faculdade, nunca tendo como “desculpa as más condições das instalações para não trabalhar tanto”. De acordo com o responsável, a situação incutiu “um certo espírito de sacrifício e gozo em querer sempre fazer mais e melhor”.

Texto e foto: Pedro Sales Dias