O ex-chefe de Estado guineense Kumba Ialá já abandonou o edifício da presidência e os militares garantiram que o presidente em exercício continua a ser Henrique Rosa.

Em declarações aos jornalistas e às dezenas de populares que se encontravam em frente à Presidência da República, o comandante do batalhão do Palácio Presidencial, José Leoa, adiantou que a situação estaria “totalmente ultrapassada”. O comandante insistiu, ainda, para que a população regressasse à sua vida normal.

Entretanto, Kumba Ialá já regressou a casa, mas recusa-se a comentar a sua atitude. A Lusa e a RTPÁfrica foram autorizadas pela segurança de Estado a entrar na residência do ex-presidente, mas só para tirar imagens.

Questionado pela Lusa sobre a deslocação à Presidência, Kumba Ialá respondeu: “Não quero saber disso”.

A ocupação das instalações presidenciais por Kumba Ialá ocorreu esta madrugada, às 04h00 locais (05h00 em Lisboa). No entanto, ainda se desconhece como terá entrado no edifício. As versões são contraditórias. Enquanto uns adiantam que terá entrado ecompanhado por um punhado de militares, outros dizem que só estariam consigo um ou dois oficiais de alta patente.

Embora os dois únicos bancos existentes em Bissau tenham já avançado à Lusa que não vão abrir as portas enquanto não houver garantias mínimas de segurança, o ambiente na capital guineense é de perfeita normalidade, sem militares nas ruas e com a maioria do comércio aberto.

Mariana Teixeira Santos
Fonte: Lusa
Foto: INET