“Entrei em 1986 no que então era apenas o curso de nutrição da Universidade do Porto”. Pedro Moreira foi aluno na faculdade que agora dirige. Nutrição começou por ser apenas um curso e não a faculdade que hoje se assume como pioneira do ensino das ciências da nutrição em Portugal.

O professor viveu os momentos mais importantes da evolução da instituição. Foi presidente da associação de estudantes (AE) de nutrição quando o curso se tornou oficialmente a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP). O JPN falou com Pedro Moreira, o ex-aluno, professor e actual vice-presidente do Conselho Directivo da FCNAUP.

A FCNAUP foi pioneira em Portugal

“A FCNAUP foi a primeira faculdade a conferir uma licenciatura em ciências da nutrição”, explica Pedro Moreira, orgulhoso do pioneirismo da instituição. “Nutrição teve de abrir bastante caminho”, acrescenta.

O docente sublinha a qualidade do curso e a vontade de uniformização com os outros cursos do país. “Temos aproveitado desde o início do ano anterior para falar com alguns parceiros do ensino da nutrição em Portugal no sentido de formatar conteúdos e conhecimentos essenciais na área”, refere.

O actual vice-presidente do conselho directivo descreve aquilo que para ele são os pontos fortes do curso: “Todo o histórico de treino, ensino e aprendizagem durante cerca de 30 anos, o número de doutorados formados, as inúmeras publicações já produzidas e um corpo docente diferenciado”. O responsável aponta estas características como os factores de diferenciação que servirão a longo prazo para determinar o nível de qualidade de ensino na faculdade.

“Feedback” dos recém licenciados é bastante positivo

“O ‘feedback’ que temos tido é bastante positivo. Os nossos alunos facilmente arranjam emprego”, refere o professor. Os recém licenciados da FCNAUP conhecem o sucesso rapidamente. A taxa de empregabilidade é superior a 90%. Para ilustrar o sucesso dos nutricionistas que saem formados daquela faculdade, o vice-presidente dá o exemplo de um antigo estagiário que foi para Londres, inscreveu-se num mestrado e “não só foi o melhor aluno do curso como também em nove meses acabou o mestrado”.

“Uma faculdade jovem e empreendedora”

O bom ambiente e fácil integração são uma característica da FCNAUP. O professor explica que “é uma das vantagens da faculdade ser pequena. Os alunos são integrados em projectos logo de início”.

O docente considera que a faculdade está bem integrada na Universidade do Porto (UP), até porque partilham “recursos com outras faculdades”, refere. Pensando no presente e no futuro da instituição que dirige, Pedro Moreira define a FCNAUP como uma “faculdade apaixonante e gratificante”, para além de “jovem e empreendedora”.

Texto e foto: Pedro Sales Dias