Giovanni Trapattoni não será treinador do Benfica na próxima temporada. O técnico italiano anunciou hoje, terça-feira, em conferência de imprensa, a sua saída oficial do clube da Luz. “Trap” tinha já revelado, após o último jogo do campeonato, com o Boavista, que poderia sair após a final da taça de Portugal.

A imprensa avança já com uma lista de nomes que podem suceder ao italiano. No rol encontram-se o anterior treinador do Benfica, Jose Antonio Camacho, Paul Le Guen (três vezes campeão de França pelo Lyon) e Ronald Koeman (ex-treinador do Ajax).

Roma “de braços abertos”

As saudades de casa e da família parecem ter falado mais alto para a “velha raposa”, que volta a Itália, de onde se diz ter recebido convites para continuar a treinar. Lazio e AS Roma são os clubes que já terão contactado Trapattoni no sentido de sondar a sua disponibilidade para treinar em solo italiano na próxima época.

No entanto, a federação de futebol italiana não permite que treinadores com mais de 65 anos – Trapattoni tem 66 – possam orientar equipas de futebol na Série A (equivalente à Superliga portuguesa).

O inconveniente burocrático poderá ser facilmente ultrapassado, seguindo o exemplo que o Bolonha FC utilizou durante esta temporada. O clube da região de Emilia-Romagna foi orientado na época que agora finda por Carlo Mazzone (68 anos), que não utilizava a braçadeira de treinador durante os jogos da equipa. Esta foi, sim, ostentada pelo treinador-adjunto Lorenzo Scarafoni (40 anos). Assim, o clube da Série A que contratar Trapattoni, poderá utilizar o mesmo “método” de forma a ultrapassar as barreiras burocráticas.

Na história da Luz

Trapattoni ficará para sempre conotado entre os benfiquistas como o treinador que levou o Benfica ao título de campeão 11 anos após o último troféu. Curiosamente em 93/94, Toni, o último treinador campeão pelas “águias” antes do “grande jejum” também deixou o clube da Luz após a conquista do campeonato, ainda que por motivos diferentes (despedido pelo então presidente Manuel Damásio).

“Trap” é um dos poucos treinadores que conquistaram títulos em três países europeus (Itália, Alemanha e Portugal), para além de Bella Guttman, Lajos Czeiler, Max Merkel, Sven-Goran Eriksson, Christoph Daum e Vujadin Boskov.

Perfil:

Nome:
Giovanni Trapattoni

Data de Nascimento:
17/03/1939

Local de Nascimento
Cusano, Milão

Estado Civil
Casado com dois filhos

Equipas como treinador:

AC Milan, Juventus, Inter, Bayern Munique, Cagliari, Fiorentina, Selecção italiana e Benfica.

Títulos (20):

– Campeonato de Itália (7); – Campeonato da Alemanha (1); – Campeonato de Portugal (1); – Taça de Itália (2); – Taça da Alemnha (1); – Taça UEFA (3); – Supertaça Europeia (1); – Taça dos Campeões Europeus (1); – Taça Intercontinental (1); – Supertaça de Itália (1); – Supertaça da Alemanha (1).

Daniel Brandão
Foto: Fantacalcio