Ronald Koeman vai ser apresentado às 20h30 como treinador do Benfica. Aos 42 anos, o holandês é o eleito pela SAD encarnada para substituir o técnico Giovanni Trapattoni, que regressou a Itália após a conquista da Superliga.

O novo treinador do Benfica aterrou no aeroporto da Portela às 14h07, vindo de Amesterdão, e tinha à sua espera José Veiga e Sheú Han.

Koeman, que se notabilizou enquanto jogador em finais da década de 80 e princípios da década de 90, orientou o Ajax até Fevereiro. Foi bicampeão holandês pelo clube de Amesterdão, tendo também vencido a Taça e a Supertaça da Holanda. Esses são mesmo os únicos títulos do palmarés do antigo líbero, que representou os três maiores clubes holandeses enquanto jogador (Ajax, PSV e Feyernoord).

Koeman era titular no onze de Eindhoven que, em 1988, venceu o Benfica na final da Taça dos Campeões Europeus. Nesse mesmo ano, o “homem bala” (alcunha proveniente do forte pontapé que possuía) terminava em primeiro lugar o Europeu da Alemanha. Em 1992, marcou o golo que deu ao Barcelona a vitória na Liga dos Campeões, facto que o imortalizou junto da massa adepta “blaugrana”.

Koeman voltou à Catalunha em 1998 para coadjuvar Louis Van Gaal. Já antes havia trabalhado como adjunto, mais precisamente ao serviço da selecção laranja. A primeira experiência como técnico principal veio em 2000. Ronald Koeman assumiu o comando do Vitesse Arnhem, conseguindo logo o apuramento para a Taça UEFA.

Ingressou no Ajax em finais de 2001, substituindo Co Adriaanse (novo treinador do FC Porto). Levou o conjunto do Arena de Amesterdão à vitória no campeonato, feito que repetiu na temporada transacta. Este ano, todavia, não resistiu a uma performance instável na Eredivisie (principal divisão holandesa) nem à precoce eliminação da Liga dos Campeões e da Taça UEFA.

André Viana
Foto: UEFA