Depois da vitória de sábado, a equipa portuguesa sabia que um triunfo na Estónia era decisivo nas contas do apuramento. Num terreno, no qual a Rússia empatou e a Eslováquia ganhou com dificuldade, o conjunto de Scolari não tinha ordem para facilitar.

No onze inicial, apenas uma alteração relativamente à partida anterior, com Costinha a entrar para o lugar de Petit. Scolari procurava, assim, maior poder no jogo aéreo, tanto na zona defensiva como no último terço do terreno.

Após uma fase de estudo mútuo por parte das equipas, Portugal passou a dominar o encontro, nomeadamente na zona de meio-campo. Com o tempo, o domínio foi aumentando de intensidade, mas do outro lado estava uma Estónia sempre pronta a visar a baliza de Ricardo. E foi precisamente depois de uma jogada de perigo da equipa estoniana, que Portugal acordou definitivamente para o jogo. Entrar na área adversária era complicado e, por isso mesmo, a meia distância começava a ser a arma preferencial da equipa lusa na hora de tentar o golo. Deco, Ronaldo e Maniche fizeram-no com relativo perigo, mas sem a eficácia pretendida.

A fantasia de Ronaldo

Scolari percebia as dificuldades de penetração na zona ofensiva, e à passagem da meia-hora, Portugal subiu claramente no terreno. Ronaldo era o elemento em maior evidência e um dos poucos a aplicar ao jogo português a velocidade necessária. Ao minuto 33 do encontro, Figo começou a desenhar, na esquerda, a jogada que Ronaldo acabaria por concluir de forma exemplar, cabeceando para o fundo da baliza. Portugal adiantava-se no marcador e, ainda antes do intervalo, Pedro Pauleta desperdiçou uma clara oportunidade de golo.

Intervalo foi mau conselheiro

Com o início da segunda parte chegou o pior período da selecção nacional. A jogar a ritmo de gestão, o conjunto de Scolari esteve perto de sofrer o golo do empate por intermédio de Oper. Mas, tal como no primeiro tempo, a equipa portuguesa acordou e Deco esteve perto do segundo golo após uma boa jogada entre Figo e Ronaldo.

Contudo, se na primeira parte Portugal conseguiu assumir definitivamente o jogo após o susto provocado pelos estonianos, desta feita, tal não aconteceu.
Pauleta era uma unidade em sub-rendimento e foi substituido por Postiga que, ao minuto 81, esteve perto do 2-0. Petit rendia Maniche a meio-campo, e a Estónia percebia que o cansaço de uma época desgastante se ia apoderando dos jogadores portugueses. A selecção de Jelle Goes subiu no terreno e o fantasma do jogo frente ao Liechtenstein ganhava forma na mente dos portugueses. A Estónia acabou a partida no ataque e com Saharov perto de fazer o empate ao minuto 89. Antes do final da partida, Tiago ainda rendeu Cristiano Ronaldo, numa substituição que apenas serviu para fazer correr mais alguns segundos.

A um passo do Mundial

Portugal conseguiu segurar o resultado magro, mas suficiente para reforçar a liderança do grupo 3. A turma de Scolari tem agora uma vantagem importante (três pontos sobre a Eslováquia e seis sobre a Rússia) na luta pelo apuramento para o Alemanha 2006. Das quatro partidas que restam, há apenas a salientar a deslocação à Rússia, restando partidas caseiras diante do Luxemburgo, Liechtenstein e Letónia.

A figura: Cristiano Ronaldo

Não foi certamente por culpa de Ronaldo que o Manchester United fez uma figura tão mediana na época que acaba de terminar. Incapaz de virar a cara à luta, o jovem avançado, que colocou todo o seu poder futebolístico ao serviço de Portugal nos últimos dois encontros, foi o autor do golo que garantiu a vitoria frente à Estónia.

Na partida de ontem foi o primeiro a aperceber-se da necessidade em imprimir velocidade ao jogo ofensivo e não teve qualquer problema em assumir por diversas ocasiões o papel de impulsionador do ataque português. Apesar do decréscimo de rendimento no segundo tempo, Ronaldo foi sempre uma ameaça para a defesa da Estónia.

Ficha de jogo

Estónia 0 – Portugal 1

Golos: Ronaldo 32′

Estónia:

1 Kotenko GR
2 Allas LD
3 Stepanov DC
4 Jaager DC
5 Rooba LE
7 Terehhov AD 78′
6 Rahn MD
8 Reim MD
11 Kruglov AE 86′
10 Oper AV
9 Viikmae AV 54′
Jelle Goes
12 Kaalma GR
13 Barengrub DC
14 Klavan AE 86′
15 Leetma MD
17 Saharov MO 78′
16 Smirnov AD
18 Zahovaiko AV 54′
Amarelos: 19′ Rahn, 57′ Oper, 89′ Zahovaiko

Portugal:

1 Ricardo GR
34 Alex LD
29 Fernando Meira DC
4 Jorge Andrade DC
15 Caneira LE
6 Costinha MD
20 Deco MO
18 Maniche MO 70′
17 Ronaldo AD 90+1′
7 Figo AE
9 Pauleta AV 65′
Luiz Felipe Scolari
12 Quim GR
32 Ricardo Costa DC
8 Petit MD 70′
25 Jorge Ribeiro MD
19 Tiago MO 90+1′
27 Quaresma AD
23 Postiga AV 65′
Amarelos: 58′ Fernando Meira

Ivo Adão
Foto: UEFA