“Oficina dos gestos” é uma aplicação multimédia em formato CD-ROM que permite a compreensão de um total de 184 gestos padronizados em versão portuguesa, inglesa e espanhola e em diferentes formatos: descrição textual, descrição sonora e representação gráfica e vídeo.

A aplicação multimédia surge no âmbito do projecto “Down’s Comm” que pretende ser uma plataforma para a investigação multimédia e interactiva na tradução de gestos funcionais e simbólicos, tendo em consideração a própria realidade portuguesa.

Através da “Oficina dos Gestos”, fomenta-se uma aprendizagem, por parte de formadores e pais, da linguagem das crianças portadoras de Trissomia 21.

As crianças com Trissomia 21 apresentam alterações no desenvolvimento e utilização da linguagem. Os portadores da doença tendem a ser mais passivas que o normal e demonstram menos iniciativa. Outros, todavia, apresentam mesmo incapacidades profundas. Podem ser portadores de deficiência mental profunda, grandes perdas auditivas, grandes dificuldades motoras ou neuro–musculares que tornam a fala um acto practicamente impossível.

Para os portadores de Trissomia 21, os gestos são a verdadeira ponte de ligação com o mundo que os rodeia. Assim, a “Oficina dos Gestos” desenvolvida pela Universidade de Aveiro pode ser o elo de ligação que faltava para a compreensão dos doentes.

Os gestos vêm assegurar muitas funções comunicativas que, de outra forma, permaneceriam inacessíveis à maior parte das pessoas que diariamente lidam com os portadores de Trissomia 21. Desta forma, pais e formadores podem vir a compreender melhor a comunicação própria destes indivíduos e chegar mesmo a adaptar a sua própria comunicação às capacidades da criança.

O projecto, fruto de uma parceria entre a Unidade de Investigação em Comunicação e Arte da UA e a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 já está à venda. Os preços variam entre os 15 euros para sócios da associação e 25 para o público em geral.

Mariana Teixeira Santos
Foto: UA