Eugénio de Andrade morreu hoje, segunda-feira, às 03h30, em sua casa, no Porto, disse à Lusa fonte da Fundação Eugénio de Andrade. A mesma fonte acrescentou que o poeta morreu vítima de doença prolongada.

O funeral deverá realizar-se amanhã pelas 16h30. Em declarações à Lusa, o presidente da Fundação Arnaldo Saraiva disse que o corpo do poeta será trasladado hoje para a sede da Cooperativa Cultural Árvore, no Porto.

Eugénio de Andrade é o pseudónimo literário de José Fontinhas. Nasceu a 19 de Janeiro de 1923 no Fundão e fixou-se em Lisboa em 1932 com a mãe. Em 1950, mudou-se para o Porto, onde criou a fundação com o seu nome.

O Governo português atribui-lhe o grau de Grande Oficial da Ordem de Santiago da Espada (1982) e a Grã-Cruz da Ordem de Mérito (1988). A autarquia do Porto atribuiu-lhe a Medalha de Mérito e a Medalha de Honra de Cidade.

É um dos autores portugueses mais lidos e traduzidos. As suas obras estão traduzidas e editadas na Alemanha, China, EUA, Espanha, Rússia, Venezuela, México, Jugoslávia, Itália, França e Inglaterra.

Pedro Rios
Foto: Instituto Camões