A partir de hoje, Santa Maria da Feira transforma-se num enorme palco de teatro. Começa hoje O “Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira”. Este ano a programação do festival dá especial atenção a formas de dramartugia popular.

“La fura dels Baus”, uma exposição do fotógrafo Oliviero Toscani, o “Arcipelago Teatro” e o “Les Passagers” são alguns dos eventos a que o público que visitar a cidade pode assistir até domingo.

O director do sector de animação da Câmara Municipal da Feira afirma que o “Imaginarius é o maior festival de teatro de rua feito no país”. José Pina vai mais longe e acrescenta que o espectáculo é também “um dos mais bem conceituados a nível europeu”. “Tem um destaque muito importante na actividade e na afirmação cultural de Santa Maria da Feira”, conclui.

José Pina salienta a importância do festival em termos de mobilização de diferentes públicos. “O Imaginarius tem uma característica muito interessante a nível dos públicos. O público que cá vem é muito universal. Tanto é um público da chamada elite económica ou intelectual, como um público menos culto. O Imaginarius tem esse efeito, que é o de arrastar as pessoas à sua volta”.

José Pina aponta os factores deste sucesso: “Penso que o festival consegue arrastar diferentes públicos, porque a rua é um espaço acessível, com menos tabus, menos convencional e também, claro, os espectáculos são gratuitos”, afirma.

Andreia Ferreira
Foto: Imaginarius