O pré-aviso de greve convocado pela Federação Nacional dos Professores (FENPROF) não alterou o funcionamento dos exames nacionais, que começaram hoje. As provas de português A e B do 12º ano correram com normalidade.

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, afirmou que os exames nacionais do 12º ano realizados hoje decorreram com normalidade porque os professores apresentaram-se nas escolas de todo o país.

Maria de Lurdes Rodrigues elogiou o sentido de responsabilidade dos professores. Numa curta declaração aos jornalistas, ao início da tarde, a ministra garantiu que com a requisição dos serviços mínimos por parte do ME “não está, nem nunca esteve em causa o direito à greve”. Contudo, sublinhou que o Ministério da Educação “não pode aceitar um boicote aos exames, organizado pelos sindicatos”.

As provas nacionais estavam em risco de não se realizarem pela manifestação dos trabalhadores da função pública pelas ruas de Lisboa.

Na próxima semana, os exames nacionais coincidem com a convocação de greves dos principais sindicatos de professores. FENPROF e a Federação Nacional dos Sindicatos de Educação agendaram a greve dos professores para os dias 20, 21, 22 e 23 de Junho.

Andreia Ferreira
Foto: Stock Exchange