O primeiro-ministro disse hoje, sexta-feira, aos jornalistas estar desagradado com o adiamento do referendo para a Constituição Europeia. José Sócrates afirmou que o mais correcto teria sido realizar os referendos em todos os países em simultâneo.

“Sinceramente, não me parece o mais adequado, já que o resultado de um país influencia o resultado dos outros. Julgo mais benéfico, para a genuidade democrática, seria a realização desse referendo ao mesmo tempo, mas já que o Conselho Europeu decidiu assim, então decidi também suspender o referendo, para que o possamos ratificar quando todos os outros países o decidirem ratificar”, afirmou Sócrates.

Referendo só no final de 2006

O Governo deu já indicações ao grupo parlamentar do PS para adiar o referendo para a Constituição Europeia. O pedido foi feito por José Sócrates após a decisão do Conselho Europeu de prolongar o prazo de ratificação da Constituição depois de Novembro de 2006.

A Dinamarca também decidiu adiar a consulta popular para a ratificação do Tratado da Constituição Europeia.

Esta decisão vem na sequência do “não” francês e holandês à Constituição Europeia. Depois do abanão que a União Europeia levou, o Conselho decidiu adiar a consulta popular para dar tempo aos diferentes povos para reflectirem sobre o Tratado.

Também o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, já se tinha pronunciado a favor do adiamento do referendo para a ractificação da Constituição Europeia.

Portugal é um dos 13 Estados-membros que ainda não se pronunciou sobre o Tratado.

Andreia Ferreira
Foto: arquivo JPN