O Yôga invade este domingo o Parque da Cidade, no Porto. A iniciativa é da Universidade Internacional de Yôga e pretende, não só, dar a conhecer melhor o que é o Iôga, mas também “permitir que as pessoas tenham um conhecimento prático” da actividade.

Os visitantes vão poder encontrar instrutores nacionais e internacionais ligadas ao Iôga. Das 11h00 às 17h30, haverá aulas de Swásthya Yôga, de Yôga antigo e “workshops”, entre outras actividades.

Boa aceitação em Portugal

O Yôga é uma actividade milenar. Apesar disso, ainda existem muitas resistências em relação à actividade. Luís Lopes, defende, no entanto, que essas resistências se começam a desmoronar.

“O Iôga já é uma actividade bem implementada em Portugal. O público já está mais atento para os aspectos importantes da vida, principalmente no que diz respeito à qualidade de vida”, afirma.

Para o brasileiro, esta receptividade está relacionada com o cair dos estereótipos em relação ao Iôga. “Hoje em dia as pessoas que procuram Iôga são de raciocínio lógico, mais racionais e que têm um nível cultural bom e já não correspondem aquele estereótipo dos estranhos ou desconectados com a vida ou alienados, pelo contrário”, afirma.

Segundo o organizador do evento, a “filosofia” atrai principalmente os “jovens universitários, executivos, profissionais liberais, desportistas e artistas em geral.”

Andreia Ferreira