O Live 8 é um evento organizado à escala mundial, com concertos simultâneos em oito países sábado. Sob o slogan “A Long Walk to Justice” (uma longa caminhada pela justiça), o objectivo passa pela consciencialização e pressão política sobre os líderes dos países do G8 para encontrar uma solução definitiva, de comprometimento, para os problemas da pobreza crónica do continente africano.

A intenção inicial dos organizadores do evento passava pela realização dos concertos nos oito países membros do G8: Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Canadá, Japão e Rússia. No entanto, como explicou Bob Geldof, músico irlandês porta-voz do grupo “Faz da Pobreza História” e organizador do evento, a passagem do Live 8 pela Rússia não será possível pois a organização não conseguiu chegar a acordo com as autoridades russas.

Assim, o oitavo concerto será realizado em Joanesburgo, na África do Sul, e um último concerto será realizado dia 6 de Julho, coincidindo com o arranque da reunião dos líderes dos países membros do G8.

Os concertos serão gratuitos porque, segundo Bob Geldof, “o objectivo não é fazer caridade; é fazer pressão política para que os políticos resolvam o problema da pobreza em África”. “Por isso não queremos dinheiro, queremos pessoas”, frisa.

A organização acredita que este será o evento com maior cobertura televisiva da história. Segundo Kevin Wall, produtor executivo do evento, o Live 8 terá uma cobertura televisiva suficiente para atingir 85% da população mundial. Todos os concertos serão transmitidos pela rádio e televisão para pelo menos 140 países.

O maior concerto será o de Londres, onde, além de um palco gigante, serão montados 12 ecrãs gigantes. Só neste concerto prevêem-se mais de 150 mil espectadores. Para o palco londrino estão já confirmados nomes como Elton John, Madonna, Paul McCartney, Sting e grupos como The Cure, Pink Floyd, REM e U2.

Os Queen, que actuam no Estádio do Restelo no mesmo dia que o Live 8, poderão participar no mega-concerto de beneficiência num directo a partir de Lisboa. A notícia foi avançada pelo jornal britânico “Daily Mirror”, que cita o manager do grupo, Phil Symes. “A banda estará em concerto no mesmo dia do Live 8. Estão a ponderar participar no evento via satélite, com projecção num ecrã gigante no Hyde Park, em Londres [uma das cinco cidades que acolhe o Live 8]”. Contudo, no “site” oficial do evento não há qualquer referência à integração do concerto dos Queen no Live 8.

Hugo Manuel Correia
Foto: Live 8