Paulo Cutileiro faz um “forte apelo a que a população use transportes públicos” durante o Grande Prémio (GP) da Boavista, que decorre entre 8 e 10 de Julho. O vereador do Desporto da Câmara Municipal do Porto (CMP) diz que a “chave do sucesso” da prova depende da utilização do metro e dos autocarros da STCP.

Por ser um “circuito urbano e citadino”, “exigirá sacríficios à população que um circuito de autódromo não exige”. O prémio reedita as corridas automóveis no Circuito da Boavista, quarenta anos depois da última prova.

“A corrida vai obrigar a restrições na circulação de pessoas que vivem na zona do circuito ou que por lá têm de passar”, afirmou Cutileiro, hoje, terça-feira, em conferência de imprensa.

O vereador sublinhou que a autarquia tem trabalhado desde Abril para minimizar os incómodos aos moradores. Para o coordenador do projecto, António Abel, o facto de 60% dos moradores ter aceitado não utilizar de quinta-feira a domingo as garagens que saem para zonas restritas é “sintomático da adesão” da população, apesar de “alguma contestação no início”.

Na estrada exterior da Circunvalação, que não faz parte do circuito, só podem circular moradores creditados pela CMP.

Das 6h00 às 21h00, vão estar cortadas ao trânsito a rua entre a Praça Cidade Salvador e a rotunda do Castelo do Queijo, a Avenida da Boavista até à esquina com a Avenida do Parque, a Rua do Vilarinha e parte da Circunvalação. As avenidas General Norton de Matos, D. Afonso Henriques, ruas de Timor, Pêro da Covilhã e Rua Marechal Saldanha e a Circunvalação até à Rua Lidador vão ter acesso restrito a autocarros, táxis e moradores.

O circuito vai estar aberto ao trânsito à noite. A organização apela à moderação da velocidade, já que “circular num circuito fechado pode atrair” os amantes da velocidade.

Os 17.500 bilhetes de bancada foram colocados hoje à venda junto ao Castelo do Queijo, na Praça Cidade Salvador, na esquina da Circunvalação com a Vilarinha e na Avenida da Boavista, junto à Fundação Copertino Miranda. FNAC, Agência Abreu e Ticketline também vendem os ingressos.

STCP e metro sem serviços especiais

Não vai haver um serviço especial da STCP neste fim-de-semana, já que seria “difícil de ser reconhecido porque há vários condicionamentos de trânsito” e há já várias “linhas confluem para o local”, explicou Teresa Leite da STCP. A linha 1 que liga a Praça Almeida Garrett a Matosinhos vai ser dividida em dois percursos e a linha 19 será suprimida.

A Metro do Porto aconselha as pessoas a não utilizarem as estações da Casa da Música e Estádio do Mar na sexta, devido à grande quantidade de gente que utiliza habitualmente nesses locais. A frequência do metro não muda: 7 minutos na sexta-feira e 10 no sábado.

Texto e foto: Pedro Rios