Depois de uma noite de recepção animada e com muito público, milhares de pessoas encheram o anfiteatro natural da praia do Tabuão para assistir aos concertos dos Foo Fighters, The Bravery, Kaiser Chiefs, !!!, Death From Above 1979 e MXPX. Segundo a organização, cerca de 25 mil pessoas terão assistido aos concertos, dos quais se destacam os de !!! e Foo Fighters.

Os !!! (na foto) deram o concerto da noite, apesar do horário ser pouco propício à locomotiva “funk punk”. Ao contrário de outras bandas da vaga de revivalismo pós-punk, os !!! acrescentam uma assinatura infinitamente mais “cool” à mistura.

Nic Offer é um “frontman” notável: dança de forma pouco ortodoxa e veste-se de forma improvável (calções de banho, sapatos e uma t-shirt “kitsch”). O concerto foi baseado no último disco, “Louden up now”. Será, certamente, um dos concertos mais marcantes da edição 2005 do festival.

Depois do furacão “funk”, vieram os ingleses Kaiser Chiefs e os nova-iorquinos The Bravery. Os últimos tiveram uma recepção fria, condizente com a pop desinspirada influenciada pelos anos 80.

Apesar de chegarem a Portugal no auge da popularidade, o que é de louvar, os Kaiser Chiefs não têm mais do que um punhado de bons “singles” pop e várias canções reduzidas a fórmulas.

Uma lesão no tornozelo de Ricky Wilson complicou os movimentos do vocalista, que, mesmo assim, conseguiu entusiasmar a audiência – os Chiefs são um caso sério de popularidade em Portugal.

No final da noite, o calor regressou a Paredes de Coura. O bem disposto Dave Grohl e companheiros fizeram uma inteligente passagem pelos cinco álbuns. Cumpriram os requisitos, endureceram alguns temas e alteraram outros (como “Everlong”, que perdeu o encanto). Depois de uma introdução agressiva, atacaram “All my life”. Seguiram-se uma sequência de êxitos e temas do novo “In Your Honor”.

A noite no palco principal começou com o rock bruto dos canadianos Death From Above 1979. Ingredientes: um baixo pleno de distorção, uma bateria massacrada e um falsete.

Os MXPX, inicialmente previstos para as 18h00, só actuaram por volta das 02h00 de quarta-feira. O palco “songwriters”, para onde foram transferidos, revelou-se um local mais acertado para o pop-punk dos norte-americanos.

Pixies e QOTSA actuam hoje

A noite de quarta-feira é talvez a mais forte do cartaz, devido ao regresso dos Pixies (estiveram no Super Bock Super Rock de 2004), e à estreia em Portugal dos Arcade Fire (“Funeral” é a sensação “indie” do momento). Os Queens Of The Stone Age regressam a Paredes de Coura, desta vez sem Nick Oliveri. Actuam ainda os The Roots, Futureheads e os Hot Hot Heat.

Pedro Rios
Foto: !!! por Sandro Costa