A cada segundo é criado um “weblog” (ou “blog”), segundo estatísticas recentes do Technorati, motor de pesquisa que indexa este tipo de “sites”. Muitos deles morrem rapidamente, mas hoje as funções dos “blogs” são múltiplas e vão muito além da tradicional imagem de diário na Internet.

Para reflectir sobre a influência destes “sites” em diferentes áreas da sociedade, o II Encontro de Weblogs, que se realiza nos dias 14 e 15 de Outubro, na Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, tem uma novidade relativamente ao primeiro encontro, em Setembro de 2003, na Universidade do Minho. “Para além das sessões temáticas, é possível colaborar num determinado grupo de trabalho”, explica ao JPN João Canavilhas, membro da organização, a cargo do LABCOM – Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line da UBI.

A organização do encontro espera acolher entre 150 a 200 participantes.

Vão coordenar os diferentes grupos Francisco José Viegas (cultura), Pedro Mexia (política), Rogério Santos (ensino), António Granado (jornalismo), Mónica André (organizações) e José Carlos Abrantes (imagem).

“A única coisa que todos têm em comum é o facto de serem ‘bloggers’ [autores de ‘blogs’]”, refere Canavilhas.

Ricardo Araújo Pereira, escritor e intérprete da série televisiva “Gato Fedorento”, que nasceu num “blog“, vai ser o convidado da sessão de abertura.

Também confirmada está a presença de José Luís Orihuela, um dos maiores especialistas mundiais em “weblogs”.

A euforia mediática em torno dos “weblogs” (ou “blogs”) já passou. “Passou de passatempo a ferramenta”, opina o membro da organização.

“Percebeu-se que os ‘blogs’ não eram uma moda e que seriam interessantes do ponto de vista científico. Inicialmente os ‘blogs’ não eram mais do que apontadores com ‘links’ [ligações] a outros ‘sites’ e notícias. Depois evoluíram para uma espécie de diário íntimo”, explica. Hoje, continua Canavilhas, são usados como “escape” para profissionais de saúde e no ensino substituem as fotocópias e possibilitam o debate entre professores e alunos.

Pedro Rios
Foto: SXC