A noite de quinta-feira foi de azar para as equipas portuguesas nas competições europeias. Três das quatro formações lusas foram eliminadas da Taça UEFA. Se Setúbal e Braga tinham a tarefa muito complicada e já seria de esperar a sua eliminação, o mesmo não se pode dizer do Sporting.

Os “leões” foram inesperadamente afastados da Taça UEFA, face aos suecos do Halmstads BK. Thorvaldsson começou por assustar ao inaugurar o marcador aos 15 minutos.

Wender abriu o livro com um grande golo à passagem da meia hora e tranquilizou os adeptos leoninos. Quando o público de Alvalade julgava a eliminatória garantida, Zvirgzdauskas, com uma ajudinha de Nélson, fez o 1-2 e forçou o prolongamento.

O defesa polaco voltaria a marcar, mas na própria baliza, empatando a partida. Os sportinguistas voltaram a pensar no apuramento, mas Ingelsten marcou aos 113 minutos perante a passividade da defesa leonina e levou o Halmstads à fase de grupos da Taça UEFA.

O Braga empatou 1-1 com o Estrela Vermelha de Belgrado. A equipa sérvia apurou-se graças à regra de golos fora. Purovic inaugurou o marcador na primeira parte. Jaime ainda fez o empate aos 86 minutos, mas já era tarde para a equipa bracarense.

No inferno tradicional de um estádio italiano, o Setúbal fraquejou perante a Sampdória e sofreu o golo da derrota logo aos sete minutos. Gasbarroni fez o único tento da partida. Os sadinos atacaram na segunda parte, mas não o suficiente para virar a eliminatória

Guimarães apurado

O Guimarães foi a única formação portuguesa a conseguir marcar presença na fase de grupos da Taça UEFA, graças a um resultado de 4-0, no conjunto das duas mãos, averbado frente ao Wisla Kraków. No jogo da segunda mão, Saganowski marcou o único golo dos vitorianos aos 82 min.

David Pinto
Foto: UEFA