Um estudo da Universidade Católica para o Público, RTP e Antena 1 coloca o actual presidente da Câmara do Porto e cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP, Rui Rio, no limiar da maioria absoluta. A sondagem realizada pela Marktest para o JN e TSF apresenta resultados semelhantes. Ambos os estudos foram realizados durante o último fim-de-semana.

Durante os últimos três meses, a vantagem de Rui Rio face ao seu principal opositor, o socialista Franciso Assis, baixou consideravelmente. É esta a principal conclusão da sondagem realizada pela Universidade Católica.

Segundo o mesmo estudo, Rio surge à frente com 43%. No entanto, Assis conseguiu diminuir a desvantagem que o distanciava do actual presidente da Câmara do Porto: o candidato do PS alcançou um resultado inferior em apenas sete pontos percentuais, o que significa que, se as eleições tivessem ocorrido durante o passado fim-de-semana, Assis obteria o resultado leitoral de 36%.

Na sondagem efectuada na primeira semana de Julho pelo mesmo centro de estudos, Rui Rio obtinha 55%, enquanto que Assis se ficava pelos 29%.

Ambos os estudos tiveram por base apenas aqueles que afirmam “ter a certeza que vão votar” (excluem-se, portanto, indecisos e abstencionistas) sendo, por isso, uma estimativa dos resultados eleitorais.

Assis pode obter mau resultado

De acordo com o estudo da Marktest, o socialista Francisco Assis pode obter um dos piores resultados autárquicos de sempre do PS no Porto. A mesma sondagem aponta para que Rui Rio possa obter, no domingo, uma vantagem de 20 pontos percentuais relativamente à candidatura de Assis.

Tendo em conta os indecisos e abstencionistas, a coligação PSD/CDS-PP chega aos 49,1%, enquanto que o PS atinge os 29,5%. No entanto, o estudo refere que, mesmo descontando os 25,7% dos eleitores que se encontram em tais condições, o actual edil do Porto tem fortes possibilidades de ser reeleito com maioria absoluta.

Ana Correia Costa
Foto: Pedro Rios/Arquivo JPN