ENTREVISTA: Rui Rio, candidato da coligação PSD-PP à Câmara do Porto.

(Entrevista realizada por e-mail)

De que forma a Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) vai ter em conta os estudantes da UP?

A ideia da implementação de residências universitárias na baixa portuense é interessante e está a ser estudada pela Porto Vivo – SRU.

Concorda com a criação de um Certificado de Habitabilidade Estudantil, sugerido pela FAP, que regulasse o mercado de habitação para estudantes, para combater a especulação imobiliária?

Paralelamente à criação de alojamento universitário, poderão ser instalados outros equipamentos, como o “Pólo Zero”, bem como espaços de lazer que permitam fixar os jovens no centro do Porto constituindo mais uma forma de atrair a população e a animação para o centro da cidade.

Afirmou-se sempre firme na prossecução da sua política de urbanismo, mesmo apesar das polémicas intervenções nos bairros do Lagarteiro e de S. João de Deus. Que balanço faz? O que é que falta fazer?

O plano de reconversão dos bairros sociais foi uma das minhas prioridades porque de facto apresentavam diversas carências pelos anos a que foram votados a total abandono. Não se trata apenas de reabilitar estruturalmente as condições de habitabilidade, mas também de intervir socialmente. O Bairro S. João de Deus era o maior supermercado de droga do país, aquele espaço era um comboio habitacional, onde tudo se misturava: droga, miséria, desemprego, etc.. O objectivo da nossa intervenção é abrir a habitação social à cidade, através da criação de estruturas viárias, de condições de habitabilidade, de estruturas desportivas, de apoio às colectividades, etc.. A pré-campanha e a campanha que já estão a decorrer têm servido para verificar que estamos no caminho certo: já se fez obra, mas ainda há muito trabalho para fazer nesta área.

Pedro Rios
Tiago Dias